A fim de apoiar ainda mais fortemente as escolas nas suas actividades de internacionalização, o BMBWF e o OeAD estabeleceram o objectivo de expandir ainda mais as estruturas de apoio existentes no âmbito de uma iniciativa conjunta. O foco principal é a permanência no estrangeiro (por alunos, mas também por professores), que são apoiados financeiramente pelo programa Erasmus+.
A fim de implementar esta iniciativa, o OeAD encomendou às instituições de investigação educacional 3s (www.3s.co.at) e ibw (www.ibw.at) a realização de conversações com representantes de escolas e departamentos de educação, a fim de reunir experiência prática. A principal questão era saber que estruturas de apoio, instrumentos e medidas as escolas de EFP já utilizam ou ainda necessitam para aumentar as suas actividades de mobilidade.
No decurso da discussão, que durou várias horas, o conceito de Comunidades de Aprendizagem, tal como desenvolvido no nosso projecto, foi também discutido como um importante parafuso de ajustamento para o desenvolvimento da qualidade na mobilidade europeia e incluído no protocolo para maior desenvolvimento. A informação sobre os resultados do nosso projecto será disponibilizada à Sra. Tritscher-Archan (ibw) para posterior utilização. Numa outra reunião prevista para o Outono de 2023, serão discutidas as possibilidades de implementação.