A nossa visão do projeto é a criação de comunidades de aprendizagem locais, regionais e europeias vibrantes, alimentadas por Facilitadores de Aprendizagem Regionais.
Precisamos de novos conceitos organizacionais e da apropriação das questões e preocupações por parte da multidão. A nossa abordagem reside em redes analógicas e digitais e estruturas de apoio que tenham em conta o valor das redes informais.
A mensagem chave do projeto é: “Quando partilhamos, ganhamos”.
Por comunidades de aprendizagem, entendemos formas de intercâmbio e cooperação organizadas por nós ou apoiadas pela comunidade, que idealmente são apoiadas pelo envolvimento das autoridades educativas. As comunidades de aprendizagem lidam com soluções para os problemas futuros na educação diária, com desafios do sistema educativo a diferentes níveis, com a criação, intercâmbio e desenvolvimento de materiais didáticos, etc. Estão também envolvidas no desenvolvimento de novos materiais didáticos e no desenvolvimento de novos métodos de ensino.
Objetivos concretos do projeto:
- A formação de 24 Facilitadores Regionais das Comunidades de Aprendizagem
- Pelo menos 12 Comunidades Regionais de Aprendizagem em 4 países europeus
- A criação de uma comunidade europeia de aprendizagem transfronteiriça com, pelo menos, 48 membros ativos
- O desenvolvimento de um Currículo do Facilitador da Comunidade de Aprendizagem, que mais tarde se tornará uma oferta padrão do workshop KA1
- O desenvolvimento de uma plataforma de ligação em rede passiva apoiada na inteligência artificial para que os professores e as partes interessadas das escolas possam testar uma nova opção de desenvolvimento para a eTwinning que atualmente se baseia apenas em funções de procura ativa
O nosso grupo-alvo são os professores e o seu sistema de referência. O nosso objetivo é apoiar indiretamente o trabalho dos professores e facilitar o seu planeamento, implementação e acompanhamento das suas aulas, centrando-se nos princípios da cooperação e intercâmbio. Através de uma ligação em rede ativa, mas também através da indicação de possibilidades de ligação, os professores devem deixar de ter a sensação de estarem sozinhos, para se integrarem num sistema profissional que lhes traga, também, mais autoconfiança e autoeficácia.